Um toque de Bowie
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Newsletter Quatro cinco um - Rebentos
#62 REBENTOS, SÁBADO, 24 DE ABRIL DE 2025
Seção Esboços
Meu pensamento tem a ver com cor e forma, portanto o esboço — tal como se imagina um esboço: um desenho a lápis (às vezes sujo) — praticamente não existiu na elaboração de Pedro e Paulo. As imagens com tinta já eram a minha forma de esboçar o próprio livro, mas durante o processo tivemos descartes, alterações, reposições.
Partindo de uma imagem já existente, o esboço foi uma espécie de releitura de fotografias ou de pinturas de outros artistas. Na ilustração em que Paulo dança, por exemplo, o ponto de partida foi uma foto de David Bowie com um macacão; outras cenas foram inspiradas em pinturas de David Hockney e Giorgio Morandi.

Parte do livro foi ilustrada com uma técnica inspirada na serigrafia, em que cada cor corresponde a uma matriz separada, em preto. Sobrepus as matrizes, dando uma cor para cada camada, e cheguei à imagem final. Outras foram criadas no papel, com várias cores sobre a mesma folha. O que une tudo é a criação manual com pincel, tinta e papel — e ajustes digitais.
Abaixo, cada mancha negra recebeu posteriormente uma cor e, sobrepostas, formaram uma árvore de estrelas.

Como na cena abaixo, em que a página foi feita da mesma maneira; e depois foi descartada para dar lugar a uma nova versão.
As cores simples e vibrantes remetem aos briquedos, aos móveis escolares e ao início da escolarização. O que se reflete nas imagens tem a ver com o começo, com o que é primário. A mabeabilidade dos traços e a instabilidade das cores são carregadas desde o esboço até a arte final.

— Fábio Severino
Pintor e ilustrador paulista, estudou design na Unesp e é formado em artes visuais pela Universidade do Porto, Portugal. Pedro e Paulo (Joaquina, 2025) é seu primeiro livro publicado e foi selecionado para compor o catálogo do 1º Prêmio Filex de Ilustração e Livro Ilustrado.